Sobre

Se você chegou até aqui, é porque está interessado em conhecimentos relevantes sobre a temática álcool e outras drogas. Pensando em dar subsídios aos processos formativos de pessoas como você, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criou o Aberta: portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas.

Acreditamos que este portal pode contribuir para a ampliação, diversificação e articulação dos conhecimentos alinhados ao debate nacional sobre as políticas e ações para a promoção da saúde, prevenção, Redução de Danos e cuidado aos problemas relacionados ao uso de drogas. Tendo isso em vista, os conteúdos são organizados de acordo com os seguintes eixos:

  • eixo de fundamentos teórico-conceituais e de políticas públicas no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, abreviado na interface como “Eixo 1 – Fundamentos e Políticas”;
  • eixo das diversas práticas existentes no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, que é encontrado no portal como “Eixo 2 – Práticas”;
  • eixo dos instrumentos que sustentam ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, denominado “Eixo 3 – Instrumentos”.

No “Eixo 1 – Fundamentos e Políticas”, há módulos que buscam fornecer base para a compreensão multidimensional dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Assim, o foco dos módulos está na complexidade do fenômeno tratado, com o intuito de construir uma abordagem integral da problemática, desconstruindo preconceitos em relação à temática, e ampliar possibilidades de intervenção. Além disso, o eixo trata a respeito das políticas públicas que perpassam o campo álcool e outras drogas (AD), objetivando uma discussão que traga as bases para a concepção de novas políticas e leis mais adequadas às necessidades da população brasileira.

No “Eixo 2 – Práticas”, são encontrados módulos que focalizam as diferentes práticas relacionadas aos diversos dispositivos da atenção aos problemas ligados ao uso de drogas, abarcando os diferentes níveis, como a promoção da saúde e prevenção de riscos e danos, as variadas formas de cuidado e reabilitação psicossocial, e as ações no campo do Direito e da gestão pública em AD. Esse eixo busca fornecer subsídios teórico-metodológicos para que diversos atores possam propor intervenções e atuar na problemática AD de forma mais qualificada e efetiva. Propõe, ainda, subsídios para a avaliação de procedimentos, programas e serviços e trabalha na direção da consolidação de uma perspectiva de atuação interdisciplinar e intersetorial, para enfrentar, de forma integral, a complexidade imposta pelo fenômeno em pauta.

No “Eixo 3 – Instrumentos”, são encontrados módulos com instrumentos que podem auxiliar no desenvolvimento de ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os instrumentos disponibilizados – validados por diferentes organismos, como OMS, OPAS e distintas universidades – têm como base evidências e são disponibilizados on-line, como forma de facilitar o seu uso em diferentes realidades. Esse eixo fornece, também, subsídios para a elaboração de projetos e programas de intervenção sistematizados no campo AD.

O Aberta foi pensado como um espaço de formação que visa potencializar o método ativo de aprendizagem, provocando processos de contextualização, descontextualização e recontextualização por meio do desenho pedagógico dos materiais.

Esperamos, assim, valorizar as suas experiências individuais e motivá-lo ao longo do seu processo de aprendizagem, além de ajudá-lo a fortalecer/criar competências para o trabalho em grupo, a partir de uma perspectiva de formação que se baseia no autocontrole e na autoavaliação.

Exatamente por isso, os conteúdos encontram-se distribuídos de forma hipermodal – ou seja, em módulos granulares, estruturados em textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos –, e podem ser reorganizados em trilhas, que é a denominação dada para a junção de módulos em temas que se interligam e podem se desdobrar em outras temáticas.

Exibição de módulos
Exibição de trilhas

Os módulos são classificados em três níveis: básico, intermediário e avançado, que indicam o seu grau de aprofundamento. Abaixo, apresentamos as características de cada nível.

    Básico
  • Não exige conhecimento específico da área.
  • Os conceitos e/ou metodologias são abordados de forma introdutória.
  • Problematiza visões simplistas, fragmentadas e de senso comum.
  • Instiga o aprendente para novos conhecimentos.
    Intermediário
  • Pressupõe conhecimento básico dos conceitos do campo da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (AD).
  • Os conceitos e/ou metodologias são abordados de forma mais contextual, articulada e específica.
  • O texto deve promover articulações interdisciplinares, intersetoriais e incidir sobre políticas e práticas no campo.
  • Problematiza posturas, atitudes simplistas, fragmentadas, estigmatizantes.
  • Ressignifica concepções, práticas e metodologias.
    Avançado
  • Pressupõe conhecimentos intermediários e específicos no tema.
  • Trabalha os conceitos e/ou metodologias de forma contextualizada, aprofundando aspectos teórico-metodológicos e possíveis desdobramentos filosóficos e epistemológicos.
  • Estabelece articulações interdisciplinares, de forma a produzir uma reflexão aprofundada do tema.
  • Contribui para a inovação do campo AD, ao produzir novos conhecimentos e tecnologias.
  • Fomenta e subsidia avaliações de políticas e práticas no campo AD.

Para facilitar seus estudos, é importante conhecer os recursos que auxiliam na organização dos conteúdos dos módulos. São eles:

  • Link
    Utilizado para expandir informações contidas no texto, direcionando a um endereço eletrônico específico, com materiais que se encontram em sites externos.
  • Link
  • Quadro-destaque
    Recurso que destaca uma informação complementar ou retoma um conceito, ideia anterior importante, que tenha relevância para a melhor compreensão do tema.
  • Quadro-destaque
  • Destaque
    Recurso que realça, marca ou localiza alguma frase importante ou parágrafo curto no texto.
  • Destaque
  • Saiba mais
    Recurso que apresenta informações e leituras adicionais e/ou complementares para o progresso da aprendizagem do aprendente. As caixas “Saiba mais” ampliam as chances de compreensão do tema, ao trazer endereços de sites, textos complementares, aprofundamentos de ideias e curiosidades sobre os temas estudados.
  • Saiba mais
  • Para pensar
    É um convite à reflexão sobre questões apresentadas e uma forma de ajudar a assimilar e acomodar pontos relevantes do conteúdo. Esse recurso opera por meio de questionamentos/diálogos provocadores que aparecem ao longo do texto.
  • Para pensar
  • Glossário
    Apresenta o significado dos termos técnicos, novos ou pouco conhecidos.
  • Glossário
  • Momento cultural
    O “Momento cultural” consiste na inserção de objetos artísticos, no contexto do módulo, com a intenção de sensibilizar o aprendente para as artes e contribuir com a reflexão sobre o tema estudado. Por meio de outros textos e outros saberes mobilizados pela linguagem da arte (pintura, gravura, esculturas, fotografia, música, poesia e vídeo), buscamos colocar em circulação objetos artísticos que caracterizem formas de humanizar as discussões, com um viés de formação sensível dos aprendentes. Como posição política, buscamos aproveitar os espaços virtuais como o Portal Aberta para circular a arte, de modo a contribuir para o desenvolvimento cultural e a mobilização das apreciações artístico-culturais.
  • Momento cultural
Desenho pedagógico do módulo

Os conteúdos foram organizados dentro dos princípios da abordagem pedagógica ativa, ou seja, o seu conhecimento e participação são importantes para realizar os estudos. Os módulos pertencentes ao "Eixo 1 – Fundamentos e Políticas" e ao "Eixo 2 – Práticas" procuram trazer e discutir as temáticas a partir dos seus conhecimentos, vivências e valores. Você vai encontrar, então, nestes módulos, uma "Situação problematizadora", para que possa rever e refletir seus conceitos e visões sobre o uso de álcool e outras drogas. Além disso, ainda nessa estrutura de módulos, os conteúdos serão aprofundados e espera-se travar um diálogo que lhe permita ter maior compreensão sobre o tema. No final do módulo, você pode encontrar uma "Síntese reflexiva", que recupera os principais pontos abordados no módulo e lhe convida para refletir - agora em outro nível de entendimento e conhecimento - sobre questões que permitam uma nova compreensão sobre o fenômeno do uso de álcool e outras drogas. Esperamos que esta organização auxilie seu processo de aprendizagem dos conteúdos disponíveis no Portal Aberta.

O esquema abaixo busca representar a estrutura dos módulos pertencentes ao "Eixo 1 – Fundamentos e Políticas" e ao "Eixo 2 – Práticas". Os módulos pertencentes ao "Eixo 3 – Instrumentos" seguem estruturas diferenciadas.

Momento Cultural

Ressaltamos, por fim, que este espaço foi pensado para estar em constante atualização, com a inclusão periódica de novos módulos e trilhas; portanto, continue acessando!